Pão de Açúcar

A cidade do Rio de Janeiro foi fundada em 1º de março de 1565, perto do Pão de Açúcar, uma montanha que até então era uma ilha. A escolha do local foi estratégica para guardar a entrada da Baía de Guanabara e a montanha era importante como ponto de sinalização. Com o tempo, um aterro ligou a ilha ao continente em 1697 e vários edifícios foram erguidos para defender o território.

No entanto, o bairro urbano da Urca só foi construído 300 anos após a fundação da cidade. O Morro do Pão de Açúcar é uma montanha de granito com mais de 600 milhões de anos que não possui vegetação em quase toda a sua extensão. Existem diversas versões relacionadas à origem do nome Pão de Açúcar, mas a mais aceita é que ele foi dado pelos portugueses por causa da semelhança com os blocos de açúcar que eram transportados em formas cônicas.

O Morro da Urca, com 220 metros de altitude, é um dos morros que compõem o complexo do Pão de Açúcar. O acesso ao topo é dado exclusivamente pelo Bondinho do Pão de Açúcar, que foi inaugurado em 27 de outubro de 1912, ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca. O projeto inicial previa a construção de três linhas, mas somente a primeira foi inaugurada em 1912. Três meses depois, em janeiro de 1913, já era possível chegar ao topo do Pão de Açúcar.

Abaixo algumas fotos da época:

Estas são as engrenagens alemãs originais que foram usadas em 1912.

Para construir o teleférico, foram necessários mais de 400 operários escaladores, cada um subindo com algumas peças para os topos dos morros da Urca e do Pão de Açúcar para que fossem montadas. Os carrinhos, com capacidade para 22 pessoas, foram importados da Alemanha e hoje, depois de algumas reformas, cada bondinho tem capacidade para 75 passageiros.

Em 1969, a Companhia do Pão de Açúcar recebeu autorização para duplicar a linha e quatro novos bondinhos foram inaugurados. A primeira linha tem extensão de 600 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 6 metros por segundo, enquanto a segunda linha tem extensão de 850 metros e a velocidade máxima é de 10 metros por segundo.

Hoje, o Bondinho do Pão de Açúcar é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, atraindo milhares de turistas todos os anos. Além da vista incrível da cidade, a experiência de andar no teleférico é única e proporciona uma sensação de liberdade e admiração pela natureza.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima